Você sabia que em alguns casos específicos é possível converter uma autuação em advertência e não pagar o valor da multa? Neste texto vamos explicar o passo a passo deste processo para que você conheça os requisitos e saiba se é possível utilizar este benefício. Sendo assim, continue a leitura até o final.
Requisitos para converter uma autuação em advertência
Em primeiro lugar, os condutores devem saber que só é possível converter uma autuação em advertência quando a infração é de natureza leve ou média. Por isso, não existe a possibilidade de ter este benefício quando a multa é grave ou gravíssima.
Por fim, entra a avaliação de uma autoridade de trânsito competente. Neste momento o assunto se torna um pouco mais aberto a interpretações. A autoridade deve consultar o seu histórico de multas nos últimos meses, se julgar que o condutor dirige de maneira perigosa ou irresponsável pode não converter a autuação em advertência!
Como fazer este processo?
Com uma cópia da Carteira de Habilitação em mãos, o condutor deve comparecer ao Detran e pedir pelo formulário para converter uma autuação em advertência. Lembre-se também de levar consigo a notificação de autuação da multa que deseja anular.
Caso o motorista cumpra todos os requisitos, este receberá uma advertência em sua casa em 30 dias. No entanto, vale lembrar que os pontos ainda serão adicionados em sua carteira. Sendo assim, a única punição que o condutor evitar é a de pagar pelo valor da infração.
As infrações leves possuem um valor de R$53,20, enquanto as médias custam R$85,13 ao bolso do motorista. Por isso, transformar a multa em uma advertência pode render um bom alívio financeiro.