A autoescola prepara os seus alunos para que estes sejam excelentes condutores e sigam as boas práticas no trânsito. Porém, com o passar dos anos, muitos condutores podem esquecer algumas dicas e se tornar mais “relaxados” ao dirigir. No texto a seguir vamos relembrar algumas destas práticas.
Direção defensiva
Ainda durante as aulas teóricas da autoescola, o condutor aprende sobre a direção defensiva. Além de ser uma das principais boas práticas no trânsito, esta impede acidentes e garante segurança.
A direção defensiva tem muita ligação com evitar riscos e se manter constantemente atento. Desta forma o motorista pode tomar decisões que priorizam a sua segurança e a de outros. Alguns itens que podem ser listados neste tópico são: manter uma distância segura de outros veículos, usar os equipamentos de segurança e manter a calma.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é uma forma de impedir que o seu veículo te deixe na mão quando você mais precisa! Esta prática consiste em se atentar e manter o bom funcionamento do veículo, trocando itens e peças antes que estes estraguem.
Fazer a checagem dos pneus, balanceamento e troca de óleo são algumas boas práticas no trânsito que se encaixam na manutenção preventiva. Desta forma fica mais fácil evitar acidentes!
Respeito ao pedestre
O respeito ao pedestre é essencial em qualquer situação de trânsito! Não importa se existe ou não faixa no local, quem está andando sempre tem a preferência e deve ser priorizado pelo condutor.
Lembre-se que todo condutor em algum momento também se torna pedestre. Sendo assim, gostaria de ser respeitado no momento de maior fragilidade.
Segurança em primeiro lugar
Esta dica pode parecer básica, mas é essencial para as boas práticas no trânsito. Sendo assim, sempre priorize a segurança com os protocolos básicos. Lembre-se que o sinal amarelo é para frear, não correr! Ao mesmo tempo, a seta deve indicar toda vez que o motorista for realizar uma conversão.
Por fim, não se esqueça de respeitar os limites de velocidade e todas as demais informações expressas nas placas. Deste modo é possível voltar ao nível de atenção e cuidado de um condutor que acabou de sair da autoescola, com a excelência de um motorista que dirige há anos.