Um carro de leilão pode ter o valor mais baixo do que um automóvel usado! Por isso muitas pessoas têm começado a adquirir automóveis desta nova maneira. No entanto, é necessário um pouco de atenção no momento de regularizar um carro de leilão.
No texto a seguir nós explicamos um passo a passo para verificar a documentação e regularizar um carro de leilão. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Como regularizar um carro de leilão?
Os primeiros passos para regularizar um carro de leilão são de responsabilidade do vendedor! Por isso, nesta primeira etapa o proprietário deve verificar qual foi o prazo determinado por quem vendeu o carro e se atentar para que este seja cumprido.
Geralmente os vendedores estipulam um prazo de cerca de 30 dias para entregar o documento ao novo dono. Sendo assim, ao final deste período quem arrematou o carro no leilão deve receber o CRLV, o DOT (documento de transferência), e os editais e procuração referentes ao leilão.
Porém, é muito importante se atentar a dois fatores. Em primeiro lugar, é necessário comprar um carro que esteja dentro das categorias “conservado” ou “recuperável”. Não é possível regularizar veículos da categoria “sucata”.
Em segundo lugar, após efetuar a compra no leilão o motorista receberá a nota de arrematação do leiloeiro. Guarde este documento pois ele será necessário mais tarde.
Vistoria
Depois de receber os documentos é hora de passar pela inspeção para conseguir regularizar um carro de leilão. Esta deve ser agendada pelo site do Detran, no dia não se esqueça de levar a CNH, o CLRV e a autorização do Detran.
Após passar pela inspeção o proprietário do automóvel terá o documento CSV (Certificado de Segurança Veicular). Este garante que o automóvel está em boas condições para trafegar.
Por fim, lembre-se que a vistoria tem um preço que varia de estado para estado. Este deve ser pago pelo novo proprietário e fica em média na casa dos R$80,00.
Transferência para regularizar um carro de leilão
A última etapa é a transferência dos documentos. Neste momento será necessário apresentar todos os documentos que foram descritos acima neste texto. Por isso, guarde-os bem!
A transferência é feita em um Detran e precisa de agendamento. O prazo para os documentos serem atualizados é de cerca de 5 dias e o custo varia de estado para estado, mas não deve ser muito superior a R$120,00.
Seguiu todos os passos acima? Então pronto! Você conseguiu regularizar um carro de leilão sem nenhuma dificuldade! Agora é só dirigir e aproveitar o seu novo automóvel.