Mudar a cor do carro é um processo que exige mais do que simplesmente levar o veículo a uma funilaria! É preciso resolver algumas pendências com o Detran do seu estado antes de realizar a mudança de cor se não quiser acabar se complicando!
Por isso, confira o nosso guia a seguir e saiba o que fazer para não ter nenhum problema ao deixar o seu automóvel da cor que sempre sonhou!
O que diz a lei?
O Código de Trânsito Brasileiro é claro ao estabelecer que nenhum veículo pode ter suas características de fábricas alteradas sem autorização prévia do Detran. Por isso, todo motorista deve recorrer ao órgão do seu estado antes de mudar a cor do carro.
A multa para quem realizar esta infração é de R$195,23 além da adição de 5 pontos na Carteira de Habilitação. Mas a dor de cabeça não para por aí, o documento do carro também é apreendido até que a situação seja regularizada.
Por fim, vale lembrar que os motoristas obrigados a notificar o Detran são aqueles que querem mudar a cor de mais do que 50% do automóvel, ou que irão fazer envelopagem do veículo em uma cor diferente da original.
Documentos para mudar a cor do carro
Para mudar a cor do carro o motorista deve ter consigo um documento pessoal, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Ao mesmo tempo, um comprovante de endereço com menos de 3 meses também é necessário, assim como uma nota fiscal em caso de carros 0 km.
O procedimento
Com os documentos em mãos, o condutor deve agendar um horário do Detran de seu município para realizar o procedimento e mudar a cor do carro dentro da legalidade.
No Detran será necessário preencher o documento “Autorização prévia para modificação do veículo”, este também está disponível no site do órgão. Vale lembrar que multas ou impostos que não foram pagos podem fazer o pedido ser negado.
Uma vez que o documento foi entregue é necessário esperar a autorização. Por fim, caso esta seja positiva basta levar o veículo a uma empresa especializada na pintura de automóveis.
Mas se engana quem pensa que o processo acabou. Sendo assim, agora é necessário atualizar o CRV no Detran! Lembre-se de levar consigo os mesmos documentos descritos acima e a nota fiscal da pintura. A emissão do novo documento terá um custo que pode chegar até R$235,88.