A direção defensiva é um tópico ensinado em autoescolas e que o condutor deve lembrar durante toda a sua vida. Por meio desta ferramenta é possível evitar acidentes ou agir da melhor forma caso estes ocorram!
Quer relembrar o básico sobre o assunto? Leia o texto a seguir para ficar por dentro do assunto e conduzir o seu automóvel de forma responsável favorecendo a todos.
O que é direção defensiva?
Segundo definição do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a direção defensiva consiste na forma de dirigir que permite reconhecer e prever situações de perigo. Sendo assim, é possível tomar ações para proteger o seu veículo e outros da via.
Por isso, podemos considerar como integrantes desta prática as ações de monitoramento do condutor para dirigir de forma mais segura. Atos e ações tomadas para evitar um acidente são parte da direção defensiva.
Sendo assim, podemos incluir o foco do condutor no trânsito, o que inclui não beber, dirigir sem sono e não usar o celular, como parte da direção defensiva. Ao mesmo tempo, manter o veículo em boas condições também se enquadra como antecipação.
Por fim, manter a calma em situações de perigo e se atentar às condições da via (como buracos, por exemplo) também são ações que devem ser levadas em conta.
As duas maneiras
O Detran defende que existem duas maneiras de praticar a direção defensiva. Em primeiro lugar está o modo preventivo, no qual o motorista tenta evitar acidentes e situações de risco. Sendo assim, é necessário manter a atenção e a manutenção do veículo sempre em dia.
Por outro lado, também é possível dirigir de maneira corretiva. Sendo assim, o condutor deve tomar ações para reparar danos causados por ele ou terceiros. Por exemplo, socorrer vítimas e sinalizar acidentes ou vias em mau estado de conservação.