O aplicativo da CNH digital possibilita que o motorista carregue sempre consigo os documentos necessários para dirigir o seu automóvel. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona a fiscalização do CRLV-e. Por isso, no texto a seguir nós vamos te explicar mais sobre o assunto em um guia completo! Não deixe de ler até o final.
Condições para um CRLV-e estar ativo
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital (CRLV-e) está disponível no aplicativo da CNH digital. Porém, o motorista precisa ter efetuado algumas ações para estar com tudo em dia e ter validade no documento.
Em primeiro lugar, é necessário pagar o seguro DPVAT para conseguir o CRLV-e. Ao mesmo tempo, outros débitos como multas, infrações, encargos e impostos também devem ser pagos. Sendo assim, é possível passar pela fiscalização do CRLV-e sem problemas.
A fiscalização do CRLV-e
Ao ser parado em uma blitz policial o condutor tem o direito de apresentar o CRLV-e, este documento em sua forma digital tem a mesma validade do impresso! Ao mesmo tempo, se preferir o motorista também pode realizar a impressão e portar o documento em papel.
Por parte do agente de trânsito que vai realizar a fiscalização do CRLV-e, cabe verificar se o documento está regular e aplicar punições caso contrário. Vale lembrar que o fiscal não pode de maneira alguma recusar o CRLV-e por este ser um documento digital.
Caso o agente não aceite o seu documento digital no seu celular não se preocupe! Você está com a razão e poderá tomar as devidas providências. Sendo assim, a recomendação do Denatran é que o condutor registre ocorrência no órgão de trânsito em que o fiscal trabalha.
Por fim, também é possível recorrer ao Denatran, que é um órgão nacional, ou fazer reclamação nas ouvidorias responsáveis pelo assunto.