Já imaginou descobrir que tem um carro com uma placa igual a sua trafegando por aí? O outro condutor pode ter sido vítima de um golpe ou estar agindo com segundas intenções, mas de qualquer jeito uma placa clonada pode gerar muita dor de cabeça para o condutor!
Sendo assim, leia o texto a seguir e saiba o que fazer nesta situação! Nós preparamos um guia completo para te ajudar a lidar com este problema.
O que eu faço se tiver a placa clonada?
O primeiro passo a ser tomado ao notar que seu automóvel teve a placa clonada é informar a polícia! Por isso, o dono do automóvel deve fazer um boletim de ocorrência apresentando todos os documentos do veículo.
Lembre-se de levar o Certificado de Registro do Veículo, os comprovantes de pagamento do IPVA, o licenciamento. Ao mesmo tempo, os documentos pessoais como RG, CPF e carteira de habilitação também são necessários.
Para finalizar o boletim de ocorrência, apresente também as evidências de que seu veículo teve a placa clonada. Neste momento vale contar como você descobriu, foi por meio de uma multa que você não poderia ter recebido em um carro com modelo diferente? Então apresente a infração.
Hora de trocar a placa
Uma vez que o proprietário do veículo comprova que teve a sua placa clonada é hora de trocar a numeração do seu automóvel. Para obter uma nova placa o condutor não precisa pagar nenhum valor, já que obteve a autorização do Detran.
Neste momento é necessário entrar em contato com uma empresa que produz placas e fazer a encomenda de uma. Por fim, não se esqueça de atualizar os novos dados do seu veículo nos documentos como Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo, Certificado de Registro do Veículo e em qualquer outro que seja necessário.