Vender uma moto não precisa ser uma tarefa complicada! Mas cuidado, caso haja algum descuido do motorista é possível que este continue com a responsabilidade pelas multas mesmo depois de vender o veículo. Por isso, leia o texto a seguir e saiba todos os procedimentos que devem ser feitos durante este processo.
Transferência dos documentos da moto
Você já encontrou o seu comprador e combinou o preço de venda da moto? Então agora é o momento de realizar a transferência dos documentos para o futuro dono.
Não se esqueça que para começar este processo o dono da motocicleta deve manter o seu automóvel em boas condições e ter quitado todos os débitos referentes. Sendo assim, se atente a todas as regras sobre pneus, faróis, etc. e não se esqueça de pagar pelo licenciamento, IPVA e todas as multas.
A transferência de documentação é feita por meio do CRV (Certificado de Registro Veicular). Além de preencher com os dados do comprador, ambas as partes devem assinar este documento.
É recomendável reconhecer as assinaturas em um cartório e autenticar uma cópia completa do documento, esta será necessária na próxima etapa ao se vender uma moto.
Por fim, faça a transferência de documentação apenas depois de ter recebido o dinheiro do comprador! Assim você poderá evitar maiores problemas.
Comunique o Detran para vender uma moto com segurança
O próximo passo para vender uma moto é fazer a comunicação de venda em um Detran. Neste momento será necessário ter em mãos a cópia autenticada do CRV. Deste modo você irá conseguir emitir um documento chamado Informe de venda.
O Informe de venda é um atestado que comprova a transferência da sua moto. Por isso, caso o novo condutor cometa alguma infração você não terá que arcar com o prejuízo financeiro nem com os pontos na carteira.
Vale lembrar que o comprador tem um prazo de 30 dias para regularizar a moto no nome dele. Neste período ele pode levar multas e caso o informe de venda não tenha sido feito a responsabilidade será toda sua!