Depois de vender o seu veículo o condutor deve fazer a comunicação de venda. Sendo assim, não terá mais responsabilidade por multas feitas pelo novo dono, e não terá mais de pagar pelo IPVA e licenciamento. No entanto, na pressa para vender o automóvel, muitos podem esquecer de preencher o Certificado de Registro de Veículo, documento responsável por comprovar a transferência. Neste caso, saiba no texto a seguir se é possível fazer a comunicação de venda sem documento.
Preparamos um guia completo sobre o assunto para ajudar você que está preocupado com a situação. Não deixe de ler o texto até o final para ficar bem informado.
Comunicação de venda sem documento nenhum existe?
É impossível fazer a comunicação de venda sem documento nenhum. Por isso, o ideal é que o vendedor do carro apresente o Certificado de Registro de Veículo como prova da transferência do automóvel.
Vale lembrar que, caso o responsável pela venda não tenha autenticado o CRV em cartório, este não terá validade. Mas então, o que fazer caso eu tenha me esquecido de realizar o preenchimento deste documento ou até mesmo perdido este importante papel?
Nestes casos é possível realizar a comunicação de venda no Detran utilizando outros documentos. Conheça no próximo tópico deste texto quais são as possibilidades para substituir o CRV.
Outros documentos que podem ser usados além do CRV
Uma vez que não é possível fazer a comunicação de venda sem documento, caso o vendedor não tenha o CRV em mãos é possível fazer o procedimento utilizando outros comprovantes. Por exemplo, a nota fiscal da concessionária ou algum contrato que demonstre a compra e venda do automóvel.
Sendo assim, é importante que o vendedor guarde qualquer prova que possa atestar a venda do veículo, até mesmo uma nota fiscal. Caso contrário pode ter que arcar com consequências dos atos do novo motorista, como multas e infrações.