Disputar corrida e dirigir sob efeito de álcool são algumas das infrações que resultaram na cassação e perda da CNH. Nestes casos é necessário esperar o período necessário para poder fazer a reabilitação da CNH e voltar a dirigir.
Mas você conhece o processo de reabilitação? No texto a seguir nós explicamos tudo sobre o assunto. Por isso, se tiver alguma dúvida basta continuar a leitura.
Como fazer a reabilitação da CNH
No momento em que tiver a sua carteira de motorista cassada, o motorista será informado sobre o tempo que deve esperar para fazer a reabilitação da CNH. Sendo assim, depois de esperar o período necessário é possível começar o processo no Detran do próprio município.
Em primeiro lugar, o condutor deve agendar um horário no Detran por meio do site do órgão público do seu estado. Ao comparecer na data certa leve os documentos que foram necessários e se prepare para fazer a coleta de digitais e fotos.
Exames médicos e psicológicos
O segundo passo é a realização de exames médicos e psicológicos. No caso de motoristas das categorias C, D ou E também será necessário um exame toxicológico para a reabilitação da CNH.
A taxa dos exames deve ser paga ao médico ou psicólogo que o realizar. Por fim, lembre-se de escolher um dos profissionais indicados pelo Detran no qual está realizando o processo.
Curso de reciclagem e provas
Após passar nos exames médicos, alguns motoristas devem fazer o curso de reciclagem. Este é necessário caso o condutor tenha sido condenado judicialmente ou a infração tenha o curso como obrigatório.
Por fim, é necessário realizar a prova teórica e prática para conseguir finalizar o processo de reabilitação da CNH. A data destes exames será agendada no Detran em que todos os outros procedimentos foram tomados.
Realizou todos estes passos? Então está tudo pronto! Você concluiu o processo de reabilitação da CNH e agora pode dirigir novamente!