A CNH especial é a permissão de dirigir fornecida para pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, o documento também permite a possibilidade de comprar um carro adaptado às necessidades com desconto.
Pessoas com artrite, artrose, escoliose e mobilidade reduzida podem tirar este documento e dirigir carros especiais. No entanto, algumas dúvidas surgem neste momento. A pessoa com deficiência pode dirigir outro carro? Um amigo ou parente pode dirigir o carro adaptado?
No texto a seguir explicamos tudo sobre o assunto. Continue a leitura para saber as respostas.
Tenho CNH especial, posso dirigir outros carros?
A resposta para esta pergunta não é um simples “sim” ou “não”. Sendo assim, tudo depende de qual é a condição da pessoa com deficiência. Por exemplo, quem tem a restrição D ou G na CNH especial não pode dirigir carros com câmbio automático, mas o mesmo não se aplica a outras restrições.
Por outro lado, pessoas que possuem a restrição C só podem dirigir carros com o acelerador à esquerda. Sendo assim, dirigir qualquer automóvel não adaptado seria considerado uma infração.
Portanto é necessário se atentar a qual é a sua restrição no momento de obter a CNH especial, assim como quais são as adaptações necessárias para o veículo e se é possível dirigir um carro comum.
Tenho CNH comum, posso dirigir um carro adaptado?
É verdade que o carro adaptado conta com comandos diferentes, como alavancas abaixo do volante que realizam as funções dos pedais. No entanto, pessoas com CNH comum podem sim dirigir um carro adaptado, isso porque os pedais tradicionais continuam no mesmo lugar!
Sendo assim, ao conduzir um carro adaptado basta utilizar os comandos normais, como de costume, e ignorar as adaptações. Apesar do veículo ser vendido com desconto para pessoas com deficiência, nada impede que o dono empreste ou venda o automóvel para outra pessoa.