Você perdeu a CNH ou teve o seu documento roubado? Apesar do grande estresse, não é preciso se preocupar. É possível recuperar o documento e tirar a 2ª via seguindo alguns passos simples! Por isso, leia o artigo a seguir e saiba como agir nesta situação.
O que alguém deve fazer depois que perdeu a CNH?
Em primeiro lugar, o motorista que perdeu a CNH deve registrar um boletim de ocorrência informando a polícia sobre o assunto. Sendo assim, caso alguém encontre a sua carteira de motorista e tente usar em benefício próprio será possível utilizar o BO como prova de que o documento havia sido perdido.
Ao mesmo tempo, o BO também é um dos documentos necessários para tirar a 2ª via. Sendo assim, além deste o motorista deve ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência.
Como tirar a 2ª via
O processo para tirar a 2ª via depois que você perdeu a CNH muda de estado para estado. Por isso, é necessário se atentar às informações que são fornecidas pelo Detran da localidade onde você reside.
Em alguns estados o serviço pode ser feito online por meio do site do Detran ou Poupa Tempo. Por outro lado, em outros locais pode ser necessário realizar uma visita a um centro de treinamento.
Após realizar o seu pedido será o momento de realizar o pagamento da taxa! O valor, assim como o processo, varia bastante de estado para estado. Existem locais onde tirar a 2ª via sai por cerca de R$50,00 como no Acre. Mas ao mesmo tempo, os condutores do Espírito Santo devem pagar R$175,26 para realizar este processo.
O pagamento deve ser feito em um dos bancos que o Detran do seu estado escolheu. Por fim, depois de quitar os seus débitos será necessário esperar o período informado. Lembre-se de não dirigir sem habilitação para evitar as multas!