A maneira como se obtém o licenciamento digital para empresas é um pouco diferente da que é feita para pessoas físicas. Por isso, é preciso um pouco mais de atenção! Mas você não precisa se preocupar, no texto a seguir preparamos um guia para te ajudar neste assunto, não deixe de conferir.
Primeiros passos
Em primeiro lugar, você precisa saber que não é possível tirar o licenciamento digital para empresas por meio dos aplicativos CNH digital e Poupatempo. Veículos cadastrados em um CNPJ precisam ter o licenciamento emitido pelo portal do Denatran!
Outro passo importante que deve ser feito antes do licenciamento é verificar os débitos ou multas do automóvel. É necessário quitar todos antes de emitir o licenciamento digital, assim como feito com pessoas físicas.
Por fim, é necessário que a sua empresa possua certificação digital. Este funciona como um CNPJ eletrônico e será necessário para emitir o licenciamento digital para empresas.
Caso ainda não tenha este documento não se preocupe, é possível entrar em contato com empresas especializadas em emitir certificados digitais e pedir pelo seu. Lembre-se de pedir que este seja do tipo A3 Token e A1 máquina.
Como tirar o licenciamento digital para empresas
Como dito anteriormente, os trâmites serão feitos por meio do “portal serviços do Denatran”. Por isso, acesse este site pelo seu navegador e clique na opção “Entrar com gov.br”.
Neste momento será necessário o certificado digital mencionado acima, ele será a sua forma de fazer login! Para isso basta escolher a opção “Certificado Digital” ao final da página.
Uma vez que tiver acessado a sua conta, basta escolher a opção “Meus veículos”. Uma lista com todos os automóveis cadastrados no CNPJ da empresa irá aparecer. Sendo assim, escolha aquele carro ou moto que deseja pagar os débitos e imprima o licenciamento digital para empresas. Pronto, agora você pode realizar o pagamento em bancos físicos, lotéricas ou por meio do app do seu banco.