A compra e venda de carros exige atenção a diversos documentos. No entanto, um fator que muitas pessoas esquecem quando vão comprar um carro é o gravame! Você sabe o que é isso? No texto a seguir vamos explicar e te ajudar a não se complicar quando for comprar um carro.
O que é gravame?
Imagine que alguém compra um automóvel financiado. Sendo assim, o banco que realizou o financiamento paga o valor integral do carro para a concessionária e o comprador irá pagar parcelas para o banco.
O que muitas pessoas não sabem é que enquanto um comprador não quitar a sua dívida com o banco o carro não será de fato dele! Sendo assim, atrasar algumas parcelas pode resultar na instituição financeira apreendendo o carro.
Neste sentido entra o gravame! Este é um registro utilizado pelo banco para informar que este carro não pode ser vendido, uma vez que ainda não teve todas as parcelas quitadas e não pertence ao comprador.
Sendo assim, o gravame é uma espécie de garantia do banco ou instituição financeira. Este registro no Detran impede a venda ou transferência do carro enquanto o pagamento das parcelas não for integral!
Qual a importância?
Como você já deve ter percebido, é de extrema importância que ao comprar um carro você verifique o histórico de gravame! Sendo assim, você não corre o risco de comprar e pagar por um carro que não pode ser vendido e transferido para o seu nome.
Uma forma de verificar o histórico de gravame é observar o campo observações no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ao mesmo tempo, o site do Detran também fornece esta informação para quem possui a placa e chassi do automóvel.
Por fim, também é possível contratar o serviço de empresas específicas que verificam estas e outras pendências relacionadas ao veículo.