Embora muitos pais levem seus filhos para a escola ou passeios de motocicleta, este ato desrespeita as normas de trânsito vigentes em nosso país! A recomendação procura garantir a segurança já que uma criança menor de 10 anos na moto pode não ter força para se segurar.
A infração
Até 2020 os motociclistas podiam transportar crianças maiores de 7 anos em seus meios de transporte. No entanto, esta lei mudou em abril de 2021. Sendo assim, agora apenas crianças maiores de 10 anos podem utilizar este meio de transporte.
A infração por carregar criança menor de 10 anos na moto é gravíssima! Por isso, quem comete este ato deve pagar multa de R$293,47. Ao mesmo tempo, o condutor enfrenta a suspensão direta do direito de dirigir e tem a adição de 7 pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação.
Por fim, vale lembrar que uma criança com mais de 10 anos que não tenha condição de cuidar de sua própria segurança também não pode andar de moto! Neste caso o condutor recebe a mesma infração. No entanto, vale lembrar que esta análise cabe ao oficial responsável por efetuar a autuação.
Quais os risco de transportar criança menor de 10 anos na moto?
Todos os anos cerca de 500 crianças morrem em acidentes de trânsitos. Estes poderiam ser evitados com simples precauções, como uso de cadeirinhas e transporte adequado.
Ao transportar criança menor de 10 anos na moto esta corre risco já que ainda não tem coordenação motora o suficiente para se sustentar na garupa. Sendo assim, uma queda pode representar sérios ferimentos, ou até mesmo ser fatal!
Neste caso, a melhor solução é utilizar outros meios de transporte caso tenha que dirigir com crianças pequenas. Por fim, não se esqueça de sempre utilizar a cadeirinha certa e o cinto de segurança em todos os casos!