Depois de cometer uma infração o motorista quer se ver longe deste problema o mais rápido possível. Porém, mesmo depois de quitar os débitos é necessário esperar o prazo de retirada da multa para que esta deixe de constar no sistema do Detran. Por isso, se estiver procurando mais informações sobre o assunto basta ler o texto a seguir, preparamos um guia completo para você.
Qual o prazo de retirada da multa paga?
A resposta para esta pergunta depende de muitas variáveis diferentes. Em primeiro lugar, o prazo de retirada da multa pode demorar mais ou menos dependendo do estado no qual o condutor cometeu a infração.
Ao mesmo tempo, a forma de pagamento também influencia no prazo. Por isso, pagamentos em dinheiro ou pela internet fazem com que a multa seja retirada do sistema do Detran de forma mais rápida. Por outro lado, pagar com cheque faz com que o prazo seja de até 5 dias.
De forma geral, o prazo para que a multa seja retirada do sistema do Detran depois de paga deve ser de no máximo 15 dias. Por isso, se a infração continuar a constar no seu nome depois deste período será necessário tomar algumas providências.
O que fazer se a multa ainda conta depois de 15 dias?
O órgão responsável pela autuação do condutor é o mesmo que deve respeitar o prazo de retirada da multa. Sendo assim, se o motorista perceber que 15 dias depois de ter pago seus débitos a multa continua a constar no sistema do Detran, deve entrar em contato com o órgão responsável e informar que o pagamento já foi feito.
Por fim, lembre-se sempre de guardar todos os comprovantes de pagamentos das multas. Estes podem ser provas para atestar que os seus débitos foram pagos de maneira regular.