Você sabia que desde 2016 um motorista pode receber multa por som alto se este for audível do lado de fora do veículo? Por isso, é necessário tomar muito cuidado com o ambiente e situação em que o condutor liga o equipamento de som. No texto a seguir preparamos um guia completo sobre esta infração, leia para saber tudo sobre o assunto.
A multa por som alto
Como dito anteriormente, não existe um volume máximo ou frequência que o condutor do carro possa utilizar no seu som automotivo e ter certeza de que não receberá multa. Por isso, qualquer denúncia pode resultar em uma infração.
A multa por som alto é do tipo grave! Sendo assim a penalidade prevê a adição de 5 pontos na carteira e a cobrança do valor de R$195,23. Mas as punições não param por aí, o código de trânsito brasileiro também permite a apreensão do veículo neste caso!
Para manter a segurança e evitar multas, a melhor solução é o bom senso. Sendo assim, evite utilizar o som automotivo muito alto durante o período da noite ou próximo de áreas residenciais. Ao mesmo tempo, se possível avise os vizinhos sobre festas e eventos com antecedência.
Recebi a multa, e agora?
É direito de todo condutor recorrer a multa se esta for injusta ou estiver com problemas no preenchimento da autuação e notificação. No entanto, se o motorista sabe que a multa foi aplicada de maneira correta, a única opção é realizar o pagamento.
Sendo assim, o valor pode assustar algumas pessoas e a falta de dinheiro para realizar o pagamento pode trazer preocupação. Mas não precisa esquentar a cabeça, a Asteroide permite o parcelamento do valor das infrações em até 12 vezes no cartão de crédito! Entre em contato com a gente para pagar parcelas que cabem no seu bolso.