No texto a seguir vamos desmistificar 10 mitos e verdades sobre os pontos na CNH! Saiba tudo sobre o assunto e não caia em nenhuma cilada ou desinformação sobre o assunto. Sendo assim, venha conferir e separar o mito do real.
1- O limite é 20 pontos
Mito: anteriormente o limite era realmente de 20 pontos na carteira. No entanto, hoje é possível acumular até 40! Porém, algumas infrações cometidas pelo motorista podem impactar no número máximo. Confira o próximo item.
2- Infrações gravíssimas mudam o limite
Verdade: Infrações gravíssimas alteram o limite máximo de pontos da CNH que um motorista pode receber. Por isso, quem comete uma infração deste tipo poderá acumular no máximo 30 pontos e quem comete duas volta ao limite de 20.
3- Ao pagar a multa os pontos expiram
Mito: Mesmo depois de pagar pelas suas multas o motorista continua com os pontos na carteira! Por isso, deve se atentar para não cometer mais infrações no período de um ano.
4- A gravidade da infração e os pontos estão interligados
Verdade: As infrações gravíssimas adicionam 7 pontos na CNH do motorista e as graves 5. Ao mesmo tempo, uma multa média rende 4 pontos e a leve apenas 3.
5- Os pontos expiram todos juntos
Mito: Os pontos não expiram na passagem do ano ou todos na mesma data. Cada ponto expira um ano após a infração ligada a ele foi cometida. Por isso, se atente às datas.
6- Pessoas com permissão para dirigir não podem levar multas
Verdade: Se o motorista levar uma multa grave ou gravíssima durante o tempo que está com a permissão para dirigir não terá a CNH! Ao mesmo tempo, ter duas infrações médias também tem a mesma punição.
7- Depois da renovação os pontos expiram
Mito: A única condição em que os pontos expiram é depois de um ano da data em que a infração referente foi cometida. Sendo assim, não adianta renovar a carteira e esperar que estes sejam esquecidos.
8- É possível transferir os pontos
Verdade: Caso a multa tenha sido cometida por outro condutor, o dono do carro pode transferir os pontos para o culpado.
9- É possível recorrer a toda multa
Verdade: O motorista tem o direito de recorrer a toda e qualquer multa que receber. Mas atenção, é necessário fazer isso dentro dos prazos estabelecidos.
10- Só preciso fazer a reciclagem uma vez
Mito: não é verdade que após fazer a reciclagem uma vez o motorista não precisa realizar o processo novamente. Sendo assim, caso o limite de pontos seja estourado o motorista terá que arcar novamente com as consequências.