Ao comprar uma moto, ou qualquer outro tipo de veículo, deve-se atentar as futuras obrigações e responsabilidades que esse bem trará, incluindo os devidos impostos. Entre esses impostos e obrigações destaca-se o IPVA, DPVAT e também o Licenciamento de moto. Para entender o que é IPVA de moto e os demais impostos, continue lendo!
O que é IPVA de moto?
O IPVA de moto é um imposto que se cobra todos os anos aos proprietários de motocicletas, assim como qualquer outro veículo automotor, como:
- Carros;
- Motocicletas;
- Caminhões;
- Ônibus e micro-ônibus;
- Máquinas agrícolas.
Ou seja, todos os veículos motorizados que circulam por terra, devem obrigatoriamente pagar IPVA.
A Secretaria da Fazenda dos Estados, bem como do Distrito Federal é quem recolhe o tributo, assim como o utiliza com a finalidade de promover melhorias em diferentes setores do Estado.
Vale lembrar ainda que o IPVA é um imposto estadual. Sendo assim seu valor pode sofrer diversas flutuações e oscilações nas condições de pagamento de acordo com cada Estado.
O que acontece se não pagar o IPVA de moto?
O não pagamento do IPVA de moto pode ocasionar a geração de multas, juros diários. E até mesmo a apreensão do veículo.
Por isso, se está com seu IPVA atrasado, a dica é providenciar o quanto antes a sua regularização. Hoje em dia, já é possível pagar IPVA parcelado ou então para quem preferir também pode pagar IPVA no cartão de crédito.
Quanto custa o IPVA de moto?
Uma dúvida que muitas pessoas tem ao adquirir uma moto é sobre o preço do IPVA que se paga.
Basicamente, o valor do IPVA de moto varia de acordo com cada Estado. E para se chegar a este valor é simples. Basta multiplicar o valor venal do veículo, que você pode consultar na Tabela FIPE, pela alíquota do imposto, que varia de estado para estado.
Geralmente, a alíquota aplicada costuma variar de 1% a 6%. Vale lembrar que juntamente com o IPVA cobra-se também o seguro obrigatório, denominado de DPVAT.
Por que o IPVA de moto é mais caro?
Quando comparado com os demais veículos, as motos possuem um valor menor de IPVA. Isso ocorre porque, como as motos apresentam um valor menor na tabela FIBE, então a porcentagem que se retira do valor venal para fins de cálculo do IPVA também será menor.
Licenciamento de moto
O Licenciamento corresponde ao procedimento que concede ao veículo a autorização para que ele circule pelas ruas e estradas brasileiras.
Para os modelos de moto novas, cobra-se o Licenciamento juntamente com o IPVA. Ou seja, funciona assim: o primeiro pagamento do IPVA ocorre no momento em que se realiza o licenciamento. E calcula-se o seu valor proporcionalmente ao tempo que sobrar no ano de aquisição da motocicleta.
Por exemplo, caso você compre a moto em Abril, irá pagar o IPVA proporcionalmente aos 8 meses restantes do ano. Então. apenas a partir do ano subsequente, passará a pagar o IPVA nos prazos definidos pelo Estado.
DPVAT de moto
O DPVAT é o seguro obrigatório cujo seu valor já se encontra embutido na cobrança do IPVA. É por meio deste seguro que se indeniza os casos de morte ou então invalidez geradas por acidente de trânsito.
Vale lembrar que os motociclistas pagam o valor mais alto pelo seguro DPVAT, visto que essa categoria compõe a maior parte das pessoas indenizadas nesses casos de acidentes.
Agora que você já sabe o que é ipva de moto, que tal regularizar a sua situação juntamente ao DETRAN?! Caso precise realizar o parcelamento IPVA atrasado, entre em contato conosco e programa-se para realizar o seu pagamento!